Instituto Pensar - Fora do poder, família Bolsonaro continua a estimular golpismo no Brasil

Fora do poder, família Bolsonaro continua a estimular golpismo no Brasil

Família Bolsonaro ainda não explicou compra de imóveis com dinheiro vivo. (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Apesar do patriarca da família, o Jair Bolsonaro (PL), ter deixado a presidência da República há quase duas semanas, ele e o seu clã insistem em estimular o golpismo contra o atual presidente Lula (PT). Nesta terça-feira (10), o ex-presidente voltou a questionar o resultado da eleição em que saiu derrotado.

Leia também: Socialistas querem punir parlamentares que apoiaram golpistas

O radical de extrema direita publicou em seu Facebook um vídeo em que o procurador bolsonarista Felipe Gimenez afirma que "Lula não foi eleito, mas escolhido pelo STF e TSE?.

Trata-se de uma fake news, já que a vitória de Lula foi atestada até mesmo por relatório de militares após a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e observadores internacionais. Chefes de Estado de todo o mundo reconhecem o resultado que deu vitória ao petista, que foi diplomado, tomou posse e está governando.

A postagem de Bolsonaro, que desafia a Justiça brasileira, já que há inúmeras ações coibindo a divulgação de fake news, também é um endosso ao golpismo de seus apoiadores. Isso porque o vídeo em questão foi divulgado apenas 2 dias após o levante terrorista de bolsonaristas em Brasília e enquanto esses radicais planejam novos atos antidemocráticos.

Novas mobilizações terroristas após falas de Bolsonaro

Os golpistas que se mobilizam por meio de grupos no Telegram estão usando declarações e publicações de Jair Bolsonaro, do filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL), e do ex-vice-presidente e senador eleito general Hamilton Mourão (Republicanos) para incitar novos atos terroristas pelo país.

Nesta terça-feira (10), o governo Lula, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) detectou novas ameaças a partir do monitoramento desses grupos.  A "Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder?, como os bolsonaristas vêm chamando a tentativa de golpe, envolve caravanas saindo de inúmeras partes do país rumo a Brasília, em uma tentativa de repetir o episódio de vandalismo que foi notícia em todo o mundo. 

Os golpistas ficaram ainda mais inflamados depois que Bolsonaro publicou ? e depois apagou ?, um vídeo em que o procurador bolsonarista Felipe Gimenez afirma que "Lula não foi eleito, mas escolhido pelo STF e TSE?. A postagem foi feita no Facebook do ex-presidente na noite desta terça e apagada em seguida.

No pouco tempo em que ficou no ar, o vídeo foi baixado e publicado em outros perfis bolsonaristas, funcionando como dog whistle ? o "apito de cachorro? para mobilização da extrema-direita fascista. A publicação compartilhada por Bolsonaro segue no ar no perfil Maria Leal no Facebook.

Os golpistas ainda estão usando a visita do senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES) ao ginásio da Polícia Federal (PF), onde os bolsonaristas foram detidos, e o mandato de prisão de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, expedido por Alexandre de Moraes para incitar o bloqueio de estradas e convocação de novos atos terroristas.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: